segunda-feira, 2 de julho de 2012

Top 10 – As melhores do Rock Progressivo Pt. 2


Aqui estão as cinco melhores músicas do rock progressivo!
Para quem viu a primeira parte do Top 10, com as cinco últimas colocações, eis aqui as cinco primeiras.
Sean Murphy, em 2011, fez uma lista com o que ele considerou serem as maiores músicas do rock progressivo de todos os tempos, criadas entre 1969 e 1979. Alguns artistas do bloco anterior se repetem, mas as músicas, são melhores ainda.

Sean Murphy é um crítico de música bastante conhecido mundo afora, e publicou sua lista com 25 canções que muitos roqueiros amam na revista Popmatters. Depois de apresentar quem ficou do quinto ao primeiro lugar, você pode ver a lista completa. Sem mais enrolação, vamos às composições:
Em 5º lugar: Genesis, em “Watcher of the Skies”
Essa é a primeira faixa do quarto disco de estúdio do grupo, ainda nos tempos de Peter Gabriel. “Foxtrot” foi lançado em 1972, e para quem acha que rock progressivo é apenas sobre músicas enormes, saiba que com seus sete minutos e pouco essa não é a maior canção do disco. Ao lado de “Supper’s Ready” (essa sim, a maior do disco), “Watcher of the Skies” é uma das mais pedidas desse disco pelos fãs da banda.
Em 4º lugar: Yes, “Close to the Edge”
O álbum homônimo é o quinto da banda britânica e foi lançado em 1972. O curioso é que “Close to the Edge” marca a saída do baterista Bill Bruford, que após o fim das gravações, foi ser o baterista dos King Crimson.
Em 3º lugar, Jethro Tull com “A Passion Play”
Okay, essa foi uma colocação meio estranha. Talvez Sean Murphy tenha colocado na lista pelo fato do álbum ter marcado a história do rock progressivo, mas, apesar da estrutura semelhante à do Thick as a Brick, a crítica não foi muito com a cara do disco – ele apenas vendeu o suficiente para emplacar em algumas paradas.
Em 2º lugar: Pink Floyd, “Shine on You Crazy Diamond”
Independente da posição, de fato essa música é muito boa. Criada para o “Wish You Were Here”, a intenção era fazer uma faixa que ocupasse um lado inteiro do disco, mas acabou ficando grande demais. Solução: dividiram em duas partes, uma abre e outra encerra o álbum.
Em primeiro lugar: King Crimson! Com “In the Court of the Crimson King”
Gostem ou não da música, a colocação é bastante compreensível. A música dá nome ao primeiro álbum da banda, que foi considerado um dos primeiros do que acabou virando o rock progressivo. Influência no rock psicodélico, heavy metal (e, obviamente o rock progressivo), praticamente foi aqui onde tudo começou.
Como prometido, após a seleção das ‘dez mais’, vai a lista completa que Murphy montou (quem sabe aquela música que você queria está aqui):
25. Pink Floyd, “Atom Heart Mother Suite”
24. Genesis, “Return of the Giant Hogweed”
23. Judas Priest, “Epitaph”
22. Rush, “Cygnus X-1, Book II: Hemispheres”
21. Emerson, Lake and Palmer, “Pictures at an Exhibition”
20. King Crimson, “Red”
19. Pink Floyd, “Echoes”
18. Rush, “Natural Science”
17. YES, “Heart of the Sunrise”
16. Jethro Tull, “Heavy Horses”
15. Pink Floyd, “Dogs”
14. Emerson, Lake and Palmer, “Tarkus”
13. King Crimson, “Lizard”
12. Genesis, “The Battle of Epping Forest”
11. YES, “Awaken”
10. The Who, “Underture”
9. Pink Floyd, “Time”
8. King Crimson, “Larks’ Tongues in Aspic”
7. Jethro Tull, “Thick As a Brick”
6. Rush, “2112”
5. Genesis, “Watcher of the Skies”
4. YES, “Close to the Edge”
3. Jetrho Tull, “A Passion Play”
2. Pink Floyd, “Shine on You Crazy Diamond”
1. King Crimson, “In the Court of the Crimson King”

Nenhum comentário:

Postar um comentário